Aprimorar os resultados da varredura para o Freestyle Scanner
Visão geral
Você recebe resultados de alta qualidade consistentes e o fluxo de trabalho mais eficiente quando você usa as práticas recomendadas para digitalização com o scanner FARO Freestyle. Antes de começar seu projeto, assista ao vídeo e leia a lista abaixo para obter os ponteiros testados e verdadeiros que produzem dados de nuvem de ponto infalíveis e precisos.
Vídeo
Neste vídeo de 5 minutos, assista como o engenheiro de aplicativos da FARO Si Horton demonstra como usar corretamente e lidar com o Freestyle3D.
Configuração
- Siga as diretrizes para calibrar seu Freestyle3D antes de iniciar um projeto de digitalização.
- Certifique-se de que o objeto que você está digitalizando está dentro da distância máxima e mínima especificada do objeto até o scanner (mín. 50 cm, máx. 3 m).
- Certifique-se de que o objeto que você está digitalizando não está mais próximo do que o intervalo mínimo.
- Verifique se o objeto que você está digitalizando está seguro no lugar e não se move.
- Ao digitalizar um objeto homogêneo, certifique-se de usar alvos suficientes na superfície e tome cuidado para colocar os alvos corretamente.
- Se o número de recursos no objeto for baixo ou mal distribuído, tente mover o campo de visão do sensor para áreas com mais estruturas.
Luz
Como tirar uma foto agradável com sua câmera, ter uma mistura de contraste claro e escuro nas características de interesse no objeto de digitalização é a chave para obter a melhor densidade de dados de digitalização e cobertura.
- Se a digitalização for externa, escolha uma hora do dia em que a posição do sol seja vantajosa.
- Se as condições de iluminação não produzem um contraste adequado (são demasiado leves ou escuros), utilize a lanterna automática do scanner para obter melhores resultados.
- Evite capturar objetos que estão em luz solar brilhante direta.
- Os objetos ou superfícies poderão ter uma interferência maior se estiverem diretamente iluminados pelo brilho do sol.
- Os dados de digitalização em áreas do objeto que produzem brilho ou têm baixo contraste podem ser limitados ou inexistentes.
- Proteja o objeto com uma sombra, lona ou tenda para evitar brilho e aumentar o contraste.
- Evite ter apenas...
- Uma cor monótona para os objetos no campo de visão. O contraste é necessário para obter uma cobertura completa dos dados de digitalização. Se este for o caso, use um marcador de tinta nibbed, como um Sharpie, para adicionar uma cor contrastante em áreas de interesse. Você pode adicionar barras de linhas aleatórias ou zigue-zagues no objeto para adicionar contraste.
- Superfícies brilhantes no campo de visão, por exemplo, trilhos metálicos ou laca de alto brilho. Se você não for capaz de digitalizar áreas brilhantes, trate-as com spray antirreflexo.
- Superfícies de alta absorção de luz no campo de visão, por exemplo mobília preta. Se você não puder digitalizar áreas escuras, trate-as com spray desenvolvedor.
- Observe a tela durante a digitalização. Se você vir o símbolo do sol, ele indica problemas de iluminação. Se você vir um símbolo de círculo que está meio cheio, significa que há problemas de contraste. Pare de digitalizar e corrija esses problemas antes de continuar.
Ambiente
- Temperaturas inferiores a 0°C e superiores a +40°C podem influenciar o desempenho do Freestyle e do computador, tablet ou notebook.
- Para aplicativos que exigem o mais alto grau de precisão, como engenharia reversa ou quando trabalhar em faixas de temperatura mais baixas, ligue o sensor e aqueça-o até que a temperatura interna se estabilize.
- Se a temperatura do sensor estiver acima ou abaixo da faixa especificada, a captura ainda é possível, mas a temperatura pode ter um impacto sobre a precisão de medição.
- Formação de muita poeira, névoa, chuva ou neve poderá resultar em medições incorretas. Você deve evitar a digitalização nessas condições.
- Ao capturar ao ar livre ou em ambientes sujos, proteja o sensor e o computador tablet dos líquidos, da umidade, da poeira e da sujeira que podem danificar os componentes e os selos eletrônicos.
- O computador tablet ou notebook usado com o Freestyle pode ser menos resistente a tensão do que o sensor e pode se danificar em determinadas condições ambientais.
Movimento da digitalização
- Mova o Freestyle lentamente e constantemente em círculos ou espirais.
- Evite movimentos bruscos, uma vez que isso pode levar a dados de digitalização imprecisos e você pode perder o controle do que você já digitalizou.
- Evite capturar sequências longas. O Freestyle captura cerca de 7-8 quadros por segundo, o que equivale a um tempo de digitalização máximo recomendado de 2 minutos.
- Tente terminar uma digitalização no lugar onde você começou. Isso ajuda a causar fechamento de ciclo.
- Observe o visor durante a captura. Enquanto o objeto capturado aparecer verde matizado, a densidade do ponto é elevada. Se o objeto aparecer amarelo matizado, a densidade do ponto é menor.
Consulte também
- Como faço para calibrar o FARO Freestyle3D
- Onde posso baixar as versões mais recentes e anteriores dos Guias de início rápido do FARO Freestyle3D Scanner
- Onde posso baixar as versões mais recentes e anteriores dos manuais do usuário do FARO Freestyle3D Scanner, SCENE Capture e SCENE Process?
Palavras-chave:
dicas, melhorar, aumentar, melhorar, compensar, compensação, calibração, melhores resultados, precisão