Práticas recomendadas de medição precisa para o Laser Tracker
Visão geral
Obter as medições mais precisas com o seu FARO® Laser Tracker é uma questão de aquecimento, Pointing CompIT, medições de longa duração, levantamentos e uso da média de vista dianteira e traseira.
Aquecimento do Tracker
Para obter o melhor resultado do seu rastreador é necessário um período de aquecimento e estabilização a laser. O Tracker está pronto para medir após um período de estabilização a laser de 10 minutos. Para maior precisão, é recomendado um aquecimento de uma hora.
Para obter detalhes, consulte o seu Manual do usuário do Tracker, seção Estabilização térmica.
- Manual do usuário do Vantage Laser Tracker
- Manual do usuário do ION Laser Tracker
- Manual do usuário do X e Xi Laser Tracker
Se for necessária uma medição imediata, o Pointing CompIT deve ser executado antes da medição e devem ser feitas verificações de vista traseira durante a próxima hora para garantir que o Tracker permaneça dentro das especificações durante o restante do período de aquecimento de uma hora.
Pointing CompIT
O Pointing CompIT permite que você verifique a precisão do rastreador e a compense se necessário. O Pointing CompIT padrão precisa de três pontos de teste preliminar para verificar a precisão e seis pontos para compensar. Os pontos de compensação estão a 2, 4 e 6 metros e colocarão o Tracker dentro das especificações em todos os alcances.
Para a maior precisão em alcances superiores a 20 metros, o Pointing CompIT pode ser personalizado para usar o alcance máximo necessário para o trabalho de medição.
O Pointing CompIT deve ser executado imediatamente antes do início de um trabalho de medição. O teste preliminar informará se o Tracker está dentro das especificações. Para a maior precisão, a compensação pode ser realizada mesmo que o teste preliminar seja aprovado.
Um teste preliminar de apontamento ou uma verificação de vista traseira pode ser executada a qualquer momento para determinar se o rastreador está medindo dentro das especificações. Esses testes fornecem um resultado de aprovação/reprovação que é baseado nas especificações do Tracker. Um relatório detalhado dos resultados pode ser visualizado e gravado.
Medições de longa duração
Medições de longa duração, trabalhos que duram mais de duas horas, normalmente sofrem um desvio global. Esse desvio pode ser causado por vibrações ou mudanças de temperatura no ambiente. As mudanças de temperatura podem afetar a peça a ser medida, o chão, o suporte do rastreador e o Tracker. Devido a esses efeitos ambientais, o desvio deve ser verificada durante toda a duração de um trabalho de medição.
No início de um trabalho de medição, vários pontos de referência fixos devem ser medidos sobre o volume total da peça. Esses pontos devem ser verificados periodicamente para detectar desvios. Quando for detectado um desvio, um movimento de posição do dispositivo (Reposicionamento no Insight) deve ser feito para reposicionar o rastreador no sistema de coordenadas. O movimento de posicionamento do dispositivo deve ser executado com escala automática para permitir o crescimento ou a retração da peça. Isso permite que o Tracker continue a medir uma peça com precisão durante uma longa sessão de medição.
Verificações de vista traseira ou um teste preliminar de apontamento deve ser realizado periodicamente durante um trabalho de medição de longa duração para conferir a precisão. Se as verificações não cumprirem as especificações, o Pointing CompIT deve ser executado por 5 minutos.
Levantamentos
Os levantamentos são usados para medir um conjunto de alvos repetidamente. O método mais preciso para executar um levantamento é usar o Reposicionamento entre cada ciclo e a média da visão dianteira/traseira em cada ponto (apenas para Insight). O reposicionamento elimina o desvio de peças, ambiente e rastreador durante o levantamento e a vista dianteira/traseira anula qualquer erro de feixe e suspensão.
Média de vista dianteira e traseira
O cálculo da média de vista dianteira e traseira é um método de medição de pontos em modo de vista dianteira e traseira e de cálculo da média deles. Esse método só pode ser usado em trabalhos que medem pontos individuais. As características não podem ser medidas com este método. Ao medir um trabalho de vista dianteira e traseira, cada ponto deve ser medido tanto em vista dianteira como traseira.
Para os trabalhos de maior precisão, esse método é desejável porque os erros de feixe (erros associados aos 6 parâmetros de compensação de apontamento) são cancelados. Isso permite que o Tracker retenha a mais alta precisão, mesmo que a compensação de apontamento se desvie.
As medições de vista dianteira e traseira são recomendadas para pesquisas e aplicações de alta precisão apenas em pontos.
Consulte também
- Manual do usuário do Vantage Laser Tracker
- Manual do usuário do ION Laser Tracker
- Manual do usuário do X e Xi Laser Tracker
- Precisão máxima de medição a partir do Laser Tracker ou TrackArm
Palavras-chave:
dicas, truques, precisão de medição