Pular para o conteúdo principal
  Tags                  
Languages Idioma - Inglês Idioma - Japonês Idioma - Alemão Idioma - Chinês Idioma - Espanhol Idioma - Italiano Idioma - Francês Idioma - Português    
Language Quality HT MT AT NT INT - Internal          
All Todos - Produtos FARO Hardware - Todos os produtos FARO                
Quantum FaroArm/ScanArm - Quantum S FaroArm/ScanArm - Quantum M FaroArm/ScanArm - Quantum E              
Faro/Scan Arm FaroArm/ScanArm - Edge FaroArm/ScanArm - Fusion FaroArm/ScanArm - Prime FaroArm/ScanArm - Platinum FaroArm/ScanArm - Legacy Quantum FaroArm/ScanArm - Titanium FaroArm/ScanArm - Advantage FaroArm/ScanArm - Digital Template    
Serial FaroArm FaroArm Serial - Bronze FaroArm Serial - Gold FaroArm Serial - Silver              
Gage Gage - Bluetooth Gage - Plus Gage - Standard Gage - Power            
ScanArm ScanArm - Design ScanArm 2.5C ScanArm - Design ScanArm 2.0 ScanArm - Forensic ScanArm ScanArm - Design ScanArm            
Laser Tracker Laser Tracker - Vantage S6 Laser Tracker - Vantage E6 Laser Tracker - Vantage S Laser Tracker - Vantage E Laser Tracker - Vantage Laser Tracker - ION Laser Tracker - Si Laser Tracker - X Laser Tracker - Xi  
Imager Captador de Imagens 3D - Cobalt                  
Laser Scanner Scanner a laser 3D - Focus S Scanner a laser 3D - Focus M Scanner a laser 3D - Focus3D Scanner a laser 3D - Focus3D X Scanner a laser 3D - Focus3D X HDR Scanner a laser 3D - Focus3D S Scanner a laser 3D - Photon      
Hand Held Scanner Scanner 3D à mão - Freestyle3D Scanner 3D à mão - Freestyle3D X Scanner 3D à mão - Freestyle3D Objects Scanner 2D à mão - ScanPlan            
Laser Projector Projetor a laser - Tracer M Projetor a laser - Tracer SI Cabeça de digitalização - Digi-Cube              
Imaging Laser Radar Imagens de Radar a Laser - VectorRI                  
Computers Computadores - Todos os computadores                  
CAM2 CAM2 - CAM2 CAM2 - Measure CAM2 - SmartInspect              
SCENE SCENE - Todo o SCENE Suite SCENE - Capture e Process SCENE - WebShare Cloud SCENE - WebShare 2Go App SCENE - WebShare Server e Webshare 2Go          
RevEng RevEng - RevEng                  
Legacy Software Software Legacy - CAM2 Gage Software Legacy - Software Gage Software Legacy - Insight              
Zone & ARAS FARO CAD Zone - Fire & Insurance FARO CAD Zone - Crime & Crash FARO CAD Zone - CZ Point Cloud FARO CAD Zone - First Look Pro FARO Zone - 2D FARO Zone - 3D FARO 360 - Reality FARO 360 - HD FARO 360 - Blitz FARO 360 - Genius
As-Built As‑Built - AutoCAD As‑Built - Revit VirtuSurv - VirtuSurv 2018              
PointSense1 PointSense - Basic PointSense - Pro PointSense - Building PointSense - Plant PointSense - Heritage PointSense - Revit CAD Plugin - TachyCAD Building CAD Plugin - TachyCAD Archeology CAD Plugin - TachyCAD Interior  
PointSense2 CAD Plugin - PhoToPlan Basic CAD Plugin - PhoToPlan CAD Plugin - PhoToPlan Pro CAD Plugin - PhoToPlan Ultimate CAD Plugin - DisToPlan CAD Plugin - MonuMap CAD Plugin - hylasFM CAD Plugin - VirtuSurv    
VI-Tracer-BuildIT Visual Inspect - App Visual Inspect - CAD Translator RayTracer - RayTracer BuildIT - Metrology BuildIT - Projector BuildIT - Construction        

Scanner a laser 3D

Focus S

Focus S Plus

Focus M

Focus3D

Focus3D X

Focus3D X HDR

Focus3D S

Base de conhecimento FARO®

Práticas recomendadas para o Laser Scanner

Overview

O planejamento cuidadoso e a compreensão dos princípios de varredura são essenciais para a captura de varreduras precisas e profissionais de forma eficiente e econômica. Essas diretrizes ajudarão a lidar com problemas comuns que aparecem durante os projetos de varredura.

Planejamento

Esboço do local

Um desenho simplificado do local de varredura pode ajudar a economizar tempo e determinar os locais ideais de varredura. Ele também ajudará a identificar limitações físicas adicionais que podem impactar um projeto de varredura, como obstruções, necessidades de energia e necessidades adicionais de equipamentos. Se o local do projeto for uma estrutura externa existente, imprimir uma Google Earth ou outra imagem satélite é uma ótima maneira de organizar uma estratégia de varredura.

Um esboço feito à mão também é uma ferramenta eficaz.

Nome do arquivo

Ao configurar um projeto maior em um scanner, é uma boa ideia identificar as áreas que podem ser agrupadas como clusters de varredura para facilitar o registro. Você pode definir nomes de projeto e subprojeto em Gerenciar > Projetos/Clusters.

Dê nomes com significado a cada projeto de varredura e pastas dentro do projeto. Por exemplo, um caso ou número de trabalho, nome ou número de cliente ou locais de rua. Um projeto de construção de vários andares pode ter a seguinte estrutura de arquivo: 

A maneira mais fácil de criar essa estrutura de arquivo no scanner é adicionar subprojetos e deixar que o scanner nomeie automaticamente cada subprojeto e cada varredura. 

Verificação do equipamento

  • Verifique o tripé do scanner para garantir que todas as pernas estejam travadas com segurança e que o scanner se conecte corretamente. 
  • Verifique se a parte externa da embalagem está danificada ou amassada.
  • Verifique se há sujeira, arranhões, rachaduras e distorções no espelho do scanner. Clique aqui para obter informações sobre como limpar o espelho do Laser Scanner. Clique aqui para instruções de vídeo.

Equipamento adicional

Alvos artificiais

O registro requer recursos exclusivos no local da varredura que podem ser usados para alinhar varreduras (sinais de estrada angular, portas, postes de luz, etc.). Locais, como um trecho plano de estradas ou salas angulares, exigem alvos artificiais para auxiliar no processo de registro de varredura.

As esferas-alvo podem ser colocadas em praticamente qualquer local e podem ser escaneadas a partir de qualquer ângulo, tornando-as uma escolha versátil para locais que não possuem superfícies para as quais os alvos de papel podem ser anexados. As esferas FARO são rigorosamente produzidas e ideais para projetos com um limite de precisão mais rigoroso.

Alvos de tabuleiro podem ser facilmente impressos, etiquetados e redimensionados conforme necessário, mas também devem ser fixados a uma superfície plana e colocados perpendicularmente ao scanner.  Baixe os alvos de tabuleiro para impressão.

Marcadores codificados funcionam como tabuleiros, mas contêm um código de barras óptico com um número exclusivo. Esses marcadores exclusivos ajudam a determinar o local da varredura e facilitam o registro automático. Eles podem ser impressos após instalar o SCENE de \RegistrationMarkers\RegistrationMarkerSa4.pdf ou baixado desta página.

Posicionamento do alvo

Diretrizes de alvos artificiais

  • Pelo menos três alvos são necessários para registro. (Dois, se estiver usando dados do sensor, como o inclinômetro.)
  • Organize alvos para que haja uma linha de visão clara do scanner para os alvos.
  • Verifique se cada alvo está visível a partir de mais de uma posição do scanner.
  • Organize alvos em padrões únicos em três dimensões, variando a altura e o espaçamento dos alvos.
     
  • Não mova os alvos durante o processo de varredura.
  • Para obter mais informações, leia a seção sobre alvos do Manual de treinamento SCENE.

Consulte também

Baterias/cabos de extensão

As necessidades de energia variam dependendo do tipo de projeto de varredura. Planeje adequadamente o tempo de carregamento da bateria e o uso da tomada, conforme necessário. Se o scanner for conectado a uma tomada durante um longo processo de varredura, considere a possibilidade de usar um protetor de cabos para evitar danos resultantes de tropeços sobre cabos de alimentação.

Verificação da precisão

Colocar um item com um comprimento conhecido como Barra de escala FARO ou metro/régua na primeira área de varredura é uma boa maneira de verificar a precisão das varreduras após a conclusão do registro. Para projetos com um limite de precisão maior, uma Barra de escala FARO tem um comprimento certificado de 1500 mm com documentação adicional para compatível com a precisão da varredura.

Scanners adicionais

A unidade portátil FARO Freestyle registra dados de pontos para objetos e espaços menores. Os dados do Freestyle podem ser registrados com dados de foco no SCENE.

 

Posição do scanner

Número de posições do scanner

Minimizar as posições do scanner reduzirá o tempo de varredura e garantirá que os dados do ponto sejam registrados adequadamente. Use um esboço do local para identificar locais de varredura ideais. Coloque o scanner em posições onde cada varredura se sobreponha a outra varredura. As áreas de varredura devem conter alvos naturais únicos para ajudar a registrar as varreduras. Lembre-se de que uma varredura completa de 360° pode não ser necessária em todas as vezes, dependendo do objeto de interesse. Lembre-se de escanear áreas de transição como portas para auxiliar no registro.

Linha de visão

Obstruções, como árvores ou colunas, muitas vezes exigem o ajuste das posições de varredura para garantir que todos os dados de varredura em torno do objeto possam ser registrados. Ao trabalhar com várias varreduras ou scanners, verifique se as áreas de varredura se sobrepõem além da obstrução.

Ângulo para objeto de interesse

Várias varreduras capturadas de diferentes ângulos fornecem a imagem tridimensional mais completa. Selecionar ângulos adequados pode reduzir o número de varreduras necessárias. Posicione o scanner em ângulos com o objeto de interesse que lhe dará a melhor linha de visão para registrar os detalhes necessários e garantir que as varreduras contenham áreas sobrepostas.

  

Bisseção

Evite posicionar o scanner de modo que o ponto de partida/parada esteja no objeto de interesse ou um alvo artificial. A linha de partida/parada ou costura deve estar voltada para a área de menos interesse.

Uma regra simples é verificar se você está voltado para o objeto de interesse ao usar a tela sensível ao toque do scanner, localizada na lateral do scanner.

Questões de ordem de varredura

A varredura em uma ordem lógica facilitará muito o registro. Circular um objeto de interesse ou avançar linearmente por uma estrutura facilitará o acompanhamento e registro de varreduras. Quanto mais difícil for seguir a ordem de varredura em um esboço de área do projeto, mais difícil será registrar as varreduras posteriormente.

Plano de varredura

Se o objeto de varredura de interesse estiver descansando em um plano móvel, como um barco em água, será uma boa ideia ter o scanner no mesmo plano de movimento para evitar que pequenos movimentos afetem os dados de medição.

ScanPlan e assistência de varredura

O scanner 2D portátil FARO, o ScanPlan, permite que você faça rapidamente um desenho de planta. Com o modo de assistência de varredura do ScanPlan, ele sugerirá os melhores locais possíveis para posicionar o scanner de foco. Para obter mais informações sobre como usar o Scan Assist leia este artigo.

Configurações do scanner (Scanner Settings)

Resolução de varredura

A resolução da varredura refere-se ao número de pontos de dados coletados e à distância entre esses pontos. Escolha uma resolução baseada no nível de detalhe necessário, na distância até o objeto de interesse e na distância até os alvos.

Diretrizes de resolução geral

  • 1/1 ou 1/2 - Objetos e áreas pequenas
  • 1/4 ou 1/5 - Ao ar livre, espaços grandes ou internos
  • 1/8 ou 1/10 - Internamente, espaços pequenos ou ao ar livre

Qualidade da varredura

A qualidade da varredura refere-se ao número de medições que o scanner faz para confirmar os dados do ponto. Aumentar esta configuração aumenta a precisão da varredura, mas também aumenta o tempo de varredura. A configuração de qualidade também emprega redução de ruído, um algoritmo que determina se as diferenças de ponto de varredura são devido a detalhes ou ruído do objeto. 

Diretrizes gerais de qualidade

  • 2x – Condições ideais (boa iluminação, bom tempo) e quando o tempo é uma preocupação
  • 3x – interna ou externa com condições sobrepostas
  • 4x – Ao ar livre em condições ensolaradas quando uma faixa delimitada é necessária ou em mau tempo

Horizontal/Vertical

Esta configuração pode restringir a área de varredura do scanner, permitindo varreduras de 180° ou outras subseções.

Observação: Se esta configuração for constante, lembre-se de redefini-la ao passar para a próxima varredura. 

Cor

Se uma área de varredura estiver extremamente escura ou o tempo for um fator, desativar a cor reduzirá o tempo de varredura.

Observação: Algumas superfícies em uma varredura bruta podem aparecer desbotadas devido à natureza infravermelha próxima do scanner e aos valores de reflexão/intensidade variáveis. Quando as varreduras são colorizadas, esses detalhes devem estar visíveis.

Medição de exposição

  • Ponderada uniforme: Ideal se a iluminação for relativamente uniforme, esta configuração usa luz proveniente de toda a cena e leva menos tempo.
  • Ponderada no horizonte: Melhor para cenas com iluminação de alta luminosidade, a câmera usa luz do nível do horizonte.
  • Ponderada Zenith: Melhor para cenas onde a iluminação brilhante vem do nível dos olhos ou abaixo, a câmera usa informações de luz de cima.

Perfis de varredura predefinidos

A maneira mais rápida de determinar as necessidades do projeto é usar os perfis de varredura predefinidos no scanner.

Perfil Usar quando Resolução Qualidade Cor Sensores
Interno ...10m Em ambientes internos, a distância entre o scanner e o objeto de interesse é inferior a 10 m 1/8 3X Ativado Ativado
Interno 10m... Em ambientes internos, a distância entre o scanner e o objeto de interesse é superior a 10 m 1/5 4X Ativado Ativado
HDR interno Em ambientes internos, a distância entre o scanner e o objeto está abaixo de 20 m com a qualidade HDR 1/5 4X Ativado Ativado
Externo ...20m Ao ar livre, a distância entre o scanner e o objeto de interesse é inferior a 20 m 1/5 4X Ativado Ativado
Externo 20m... Ao ar livre, a distância entre o scanner e o objeto de interesse é superior a 20 m 1/4 4X Ativado Ativado
HDR externo Ao ar livre, a distância entre o scanner e o objeto de interesse é superior a 20 m com a qualidade HDR 1/4 4X Ativado Ativado
Visualizar Varredura rápida e de baixa resolução 1/16 4X Desativado Desativado
Objeto HD Varredura de alta resolução 1/2 6X Ativado Ativado
Externo: Longa distância A distância entre o scanner e o objeto de interesse é superior a 20 m, e a precisão da medição dos objetos mais próximos do scanner não é necessária. 1/4 4X Ativado Ativado

Os perfis de varredura predefinidos podem ser alterados conforme necessário, e os perfis de varredura personalizados podem ser adicionados para necessidades individuais.

Inclinômetro

Tente posicionar o scanner para que a inclinação esteja entre +/- 5°. O ícone de aviso de inclinação na barra de status só é visível quando a inclinação atual do scanner estiver acima de 2° (o ícone fica amarelo) ou o ícone fica vermelho se o scanner for inclinado a mais de 5°. 

É possível nivelar o inclinômetro selecionando Página inicial > Parâmetros > Selecionar sensores. A exibição mostra inclinômetro com nível de bolha do alvo, conforme apareceria se instalado no topo do scanner.

É possível habilitar ou desabilitar o uso automático da medição de inclinação do inclinômetro para o registro de varredura no SCENE. No entanto, independentemente da configuração, os dados desse sensor sempre são medidos e vinculados a cada varredura. Se o uso dos dados do inclinômetro for ativado, eles serão utilizados automaticamente para registrar as varreduras em SCENE; se for desativado, os dados serão ignorados. 

O inclinômetro deve ser desligado, se você estiver fazendo a varredura de cabeça para baixo.

Observação: Se você estiver fazendo a varredura ao ar livre ou em uma área com superfícies instáveis, verifique a bolha do inclinômetro antes de passar para a próxima varredura. Selecionar Gerenciar > Sensores > Inclinômetro. Se o inclinômetro estiver na Zona Vermelha, então nivele o scanner, verifique se as pernas do tripé estão seguras e estáveis e, em seguida, faça a varredura novamente.

Soluções no local

Mau tempo

  • Chuva - Diminuir a resolução para reduzir o número de gotículas rastreadas e aumentar a qualidade para confirmar os dados de medição.
  • Neblina - Aumente a resolução para 1/4 ou 1/3 e use qualidade 3x, 4x.
  • Ventos fortes - Abaixe a altura do tripé e use sacos de areia de 3,62 a 4,53 kg (8 a 10 libras) para estabilizar o tripé. Aviso: Não deixe o scanner sozinho com vento forte.
  • Calor - Se estiver operando com luz solar direta forte ou temperaturas acima de 40 °C (104 °F), uma cobertura de proteção contra calor pode ajudar a proteger o scanner e estender o tempo de operação.

Superfícies problemáticas

  • Brilhante – Superfícies brilhantes podem causar um aumento no ruído da varredura e perda dos dados de medição. Aumentar a qualidade da varredura ajudará a reduzir o impacto dessas superfícies. Em situações mais intensas, tente cobrir a superfície com fita crepe. 
  • Reflexivo – Espelhos e outras superfícies altamente reflexivas podem tornar a varredura desafiadora. Cobrir essas superfícies com papel ou fita pardos pode minimizar o impacto.  
  • Vidro – À medida que a luz passa através do vidro, a velocidade dela muda. A varredura através de vidro reduzirá a confiabilidade das medições e deve ser evitada.
  • Água – A água refrata a luz demais para garantir um resultado confiável e, portanto, este tipo de varredura e deve ser evitado. 

Registro no local

O registro no local habilita os dados de varredura, seja de uma única varredura ou de várias varreduras simultaneamente, para ser transmitido sem fio diretamente para um computador no local e alinhado automaticamente.  Faça o download do tutorial de registro no local.

Segurança do scanner

  • CUIDADO: Não deixe o scanner sozinho.
  • Limite o tráfego na área de varredura o máximo possível. 
  • Aumente a visibilidade do scanner com fita crepe ao longo das pernas do tripé, ou envolvendo-as em flutuadores-espaguete de piscina aparados até o tamanho correto.
  • Use protetores de cabo para cobrir o cabo de alimentação, se estiver conectado ao scanner. 
  • Ao mover o scanner em um tripé, sempre mantenha uma mão no scanner.
  • Para o solo instável (como areia, sujeira solta ou gradeado industrial), tente usar almofadas de supressão de vibração, inserindo as pernas do tripé nas bolas de tênis ou colocando as pernas em cima de discos compactos antigos ou deslizadores de móveis.