Pular para o conteúdo principal
  Tags                  
Languages Idioma - Inglês Idioma - Japonês Idioma - Alemão Idioma - Chinês Idioma - Espanhol Idioma - Italiano Idioma - Francês Idioma - Português    
Language Quality HT MT AT NT INT - Internal          
All Todos - Produtos FARO Hardware - Todos os produtos FARO                
Quantum FaroArm/ScanArm - Quantum S FaroArm/ScanArm - Quantum M FaroArm/ScanArm - Quantum E              
Faro/Scan Arm FaroArm/ScanArm - Edge FaroArm/ScanArm - Fusion FaroArm/ScanArm - Prime FaroArm/ScanArm - Platinum FaroArm/ScanArm - Legacy Quantum FaroArm/ScanArm - Titanium FaroArm/ScanArm - Advantage FaroArm/ScanArm - Digital Template    
Serial FaroArm FaroArm Serial - Bronze FaroArm Serial - Gold FaroArm Serial - Silver              
Gage Gage - Bluetooth Gage - Plus Gage - Standard Gage - Power            
ScanArm ScanArm - Design ScanArm 2.5C ScanArm - Design ScanArm 2.0 ScanArm - Forensic ScanArm ScanArm - Design ScanArm            
Laser Line Probe Laser Line Probe - Prizm Laser Line Probe - FAROBlu HD/SD V6 Laser Line Probe - Edge HD V6 Laser Line Probe - Edge ES V5 Laser Line Probe - Edge V4 Laser Line Probe - V3 Laser Line Probe - V2 Laser Line Probe - V1    
Laser Tracker Laser Tracker - Vantage S6 Laser Tracker - Vantage E6 Laser Tracker - Vantage S Laser Tracker - Vantage E Laser Tracker - Vantage Laser Tracker - ION Laser Tracker - Si Laser Tracker - X Laser Tracker - Xi  
Imager Captador de Imagens 3D - Cobalt                  
Laser Scanner Scanner a laser 3D - Focus S Scanner a laser 3D - Focus M Scanner a laser 3D - Focus3D Scanner a laser 3D - Focus3D X Scanner a laser 3D - Focus3D X HDR Scanner a laser 3D - Focus3D S Scanner a laser 3D - Photon      
Hand Held Scanner Scanner 3D à mão - Freestyle3D Scanner 3D à mão - Freestyle3D X Scanner 3D à mão - Freestyle3D Objects Scanner 2D à mão - ScanPlan            
Laser Projector Projetor a laser - Tracer M Projetor a laser - Tracer SI Cabeça de digitalização - Digi-Cube              
Imaging Laser Radar Imagens de Radar a Laser - VectorRI                  
Computers Computadores - Todos os computadores                  
CAM2 CAM2 - CAM2 CAM2 - Measure CAM2 - SmartInspect              
SCENE SCENE - Todo o SCENE Suite SCENE - Capture e Process SCENE - WebShare Cloud SCENE - WebShare 2Go App SCENE - WebShare Server e Webshare 2Go          
RevEng RevEng - Editor FARO - ScanArm Mesh                
Legacy Software Software Legacy - CAM2 Gage Software Legacy - Software Gage Software Legacy - Insight              
Zone & ARAS FARO CAD Zone - Fire & Insurance FARO CAD Zone - Crime & Crash FARO CAD Zone - CZ Point Cloud FARO CAD Zone - First Look Pro FARO Zone - 2D FARO Zone - 3D FARO 360 - Reality FARO 360 - HD FARO 360 - Blitz FARO 360 - Genius
As-Built As‑Built - AutoCAD As‑Built - Revit VirtuSurv - VirtuSurv 2018              
PointSense1 PointSense - Basic PointSense - Pro PointSense - Building PointSense - Plant PointSense - Heritage PointSense - Revit CAD Plugin - TachyCAD Building CAD Plugin - TachyCAD Archeology CAD Plugin - TachyCAD Interior  
PointSense2 CAD Plugin - PhoToPlan Basic CAD Plugin - PhoToPlan CAD Plugin - PhoToPlan Pro CAD Plugin - PhoToPlan Ultimate CAD Plugin - DisToPlan CAD Plugin - MonuMap CAD Plugin - hylasFM CAD Plugin - VirtuSurv    
VI-Tracer-BuildIT Visual Inspect - App Visual Inspect - CAD Translator RayTracer - RayTracer BuildIT - Metrology BuildIT - Projector BuildIT - Construction        

FaroArm Serial

Bronze

Gold

Silver

Alemão

Chinês

Espanhol

Francês

Inglês

Japonês

Português

Base de conhecimento FARO®

Requisitos da calibração do FaroArm Serial

FaroArm - Calibração Vitalícia

Introdução

O FaroArm foi desenvolvido para suportar tensões e cargas de impacto típicas de um ferramenta de medição de “chão de fábrica”, bem como para suportar vários ciclos de transporte sem perder a precisão durante toda a sua vida útil. Para entender plenamente o que significa “Calibração por toda a vida útil”, é necessário compreender primeiro diversos conceitos básicos do equipamento de medição.

Neste documento, vamos explicar esses conceitos em termos comuns, bem como explicar como o FaroArm é capaz de manter a sua precisão certificada ao longo de sua vida.

Calibração vs. Certificação

Na maioria das vezes, os termos “calibração e certificação” são usados juntos e geralmente de modo intercambiável e inadequado. Isso normalmente ocorre porque as máquinas tradicionais de medição de coordenadas são calibradas, em geral, sempre que são certificadas.

Calibração

Em referência ao FaroArm, existem dois tipos de calibração: a calibração do braço e a calibração da sonda.

Calibração do FaroArm

Calibração é o procedimento pelo qual um dispositivo de medição é otimizado para executar as medições de forma mais precisa. Isso pode ser feito por meio de ajustes mecânicos e de correções de software.

Os especialistas da instalação de produção da FARO realizam a calibração de fábrica. Essa calibração utiliza hardwares e softwares patenteados (não disponíveis para o usuário) para determinar as dimensões reais e a cinemática do FaroArm. Os resultados da calibração de fábrica são registrados no chip EEPROM localizado no braço. O FaroArm é calibrado permanentemente, pois não requer ajustes mecânicos durante a operação normal.

O FaroArm só perderá a sua calibração (parar de funcionar dentro dos padrões publicados da Faro’) se um ou mais dos seguintes ocorrerem: flexão dos estojos de transferência (longas seções do tubo), danos nas articulações da interface que suporta o codificador (onde os tubos, rolamentos e codificadores são instalados), ou falha do sistema eletrônico de codificador (movimento de mudanças em dados elétricos). Deformações físicas (plásticas) podem ocorrer no braço após o impacto excessivo com outro objeto ou um fim de curso. O impacto pode empenar as caixas de transferência, deformar o compartimento das articulações ou afrouxar o sistema de pinos da interface codificador-rolamento. A falha do sistema eletrônico do codificador ocorrerá com base na teoria padrão da probabilidade e no teste pelo fabricante original do equipamento. Ambos os casos exigem que o Departamento de Assistência Técnica da FARO’ desmonte o braço, conserte os itens necessários e realize uma calibração de fábrica. A calibração de fábrica é necessária visto que a natureza física do braço foi alterada.

Como o FaroArm sempre requer conserto caso a calibração seja perdida, e a calibração é perdida apenas se o equipamento for danificado, uma calibração de campo ou no local do usuário nunca será necessária.

Calibração do Sensor

Já que o FaroArm pode aceitar uma variedade de pontas da sonda ou de configurações do efetor de extremidade, o usuário tem a habilidade de calibrar a ponta da sonda.

As rotinas de calibração da sonda determinam a localização da ponta da sonda em relação à intersecção dos últimos dois eixos do FaroArm.

Uma vez que a ponta da sonda é o componente em contato com a peça de medição, esta está sujeita a danos e desgaste. Portanto, a ponta da sonda não é considerada como estando calibrada permanentemente.

Verificação da precisão

A certificação é o processo pelo qual se comprova que um dispositivo está executando dentro da especificação. O FaroArm é certificado na fábrica de acordo com o padrão ANSI B89.

Embora o FaroArm seja certificado na fábrica, ele deve ser periodicamente re-certificado, a fim de verificar se a sua calibração ainda é válida.

Cada empresa possue seu próprio padrão para a certificação periódica de equipamentos de medição. Se a sua organização ainda não possue um padrão, a FARO pode fornecer procedimentos que podem ser usados como base para o desenvolvimento de tal padrão.

Certificação Provisória

A repetibilidade de ponto único pode ser determinada pelo seguinte teste para garantir que o FaroArm está executando dentro de especificação. Este teste não destina-se a substituir uma certificação completa, conforme exigido por tais padrões ISO9000, mas sim para fornecer um grau adicional de confiança para o operador que as medições estarão dentro de especificação.

Barra de Espera de Ponto Único - Teste de repetibilidade.

Observação: Esta NÃO é uma calibração de sonda de furo único.

  • Calibrar um sensor ¼”.
  • Selecione a BARRA DE ESFERA no menu de CERTIFICAÇÃO.
  • Digitalizar 50 pontos em um furo usinado de 0.200”. Meça o furo duas vezes de 25 direções diferentes e assegure-se de girar todas as articulações do FaroArm. Remova a sonda ¼” do furo sempre que um ponto for tomado.
  • Os resultados deste teste são usados para analisar a repetibilidade de ponto único. A medidas em X, Y, Z e os valores da barra são analisados. Cada um desses valores deve estar dentro da largura de banda especificada do seu FaroArm.
  • Se os resultados do teste não atenderem às especificações necessárias, repita o teste. Se os dados de ambos os testes estiverem fora da largura de banda do seu FaroArm, por favor envie os dados para o Departamento de Atendimento ao Consumidor para revisão.

Conclusão

Um dispositivo de medição verdadeiramente portátil deve ser totalmente operável “fora da caixa” e não deve exigir procedimentos de calibração demorados para ser executada na visão de medição. Esse dispositivo também deve fornecer as ferramentas de software e hardware necessárias para provar ou “certificar” que ele está executando dentro de especificação.

O FaroArm cumpre todos estes critérios, como deve ser para qualquer dispositivo portátil de medição que você compra.

 

Palavras-chave:

calibração